Acerca de mim

A minha foto
Poeta por inspiração e imposição da alma... Uma pessoa simples, que vive a vida como se fosse a letra de uma canção, o enredo de um filme, a preparação para uma vida superior, à espera da eternidade e do encontro com o Criador.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

O achamento

No ano 2000, aquando das comemorações dos 500 anos da Descoberta do Brasil, não sei a que propósito em Portugal toda a gente dizia "achamento". Eu achei esse nome inapropriado e na altura compus estes versos, que nunca publiquei.
Ontem foi mais um aniversário, mas eu só hoje me lembrei disso e resolvi publicar aqui esses versos.
Espero que os meus amigos brasileiros não se ofendam...

O Achamento

Achamento, dizem que foi achamento
O que sempre tinha sido descoberta
Mas eu, que não tenho a mente aberta
Continuo a achar que foi descobrimento.

Perdoem o meu fraco entendimento
Minha esperteza é sol de pouca luz
Mas penso que o caso de Vera Cruz
Não foi achado, foi antes descobrimento.

Se bem entende o meu fraco entendimento
Descobriu-se a terra do pau-brasil;
Álvares Cabral, dia vinte e dois de Abril
Ano da graça era o de mil e quinhentos.

Não achou, porque não estava perdido
Mas descobriu, e ficou feliz decerto
Ao saber o que tinha descoberto:
Vera Cruz, por Brasil mais conhecido.

Já me chamam nomes feios, pela certa
Admito não ter mui entendimento
Mas não gosto da palavra achamento
Para mim o vero nome é descoberta…

(Felipa Monteverde)

1 comentário:

ETERNA APAIXONADA disse...

Aqui chegou-me bem tão lindas palavras!
A amiga é sim sábia, e as palavras se têm significado, descoberta ou achamento, não importa. O que importa é que assim pudemos hoje estar "aqui", nos descobrindo a cada dia, a cada postagem, numa partilha irmã!
Adorei o carinho conosco!
Beijos